Os resultados obtidos com a aplicação do questionário serão apresentados abaixo. Cada uma das perguntas está descrita separadamente, com os percentuais de respostas SIM e NÃO. Além disso, foi feira a separação dessas respostas obtidas de cada Unidade de Saúde, também apresentada na forma de gráficos, com linha de tendência que é equivalente à média geral obtida por cada pergunta.
________________________________________________________________
Em relação ao conhecimento a respeito da doença ou do termo pelo qual ela é popularmente conhecida, obtivemos o seguinte resultado inicial.
A - VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE LEPRA?
Podemos observar que 80% das pessoas responderam afirmativamente a essa pergunta.
Observa-se também que existe alguma variação na resposta obtida nas diferentes Unidades Básicas de Saúde onde foram aplicados os questionários. Todas as respostas mantém-se próximas à média geral obtida, com a exceção do resultado obtido na UBS Santa Catarina, com um resultado significativamente menor.
________________________________________________________________
Em relação à segunda indagação, que buscava medir o conhecimento a respeito da nomenclatura utilizada em relação à doença, obtivemos os seguintes resultados iniciais.
B - VOCÉ SABIA QUE HANSENÍASE É O NOME CORRETO UTILIZADO ATUALMENTE PARA DESCREVER ESSA DOENÇA?
Imediatamente percebe-se a redução do percentual de pessoas que relataram conhecer a doença pelo seu nome correto, o que poderia demonstrar um menor entendimento a respeito dos aspectos que cercam o tratamento, a possibilidade de cura e a existência de direitos específicos.
Quando da observação dos resultados a este questionamento em cada uma das UBSs, observa-se uma certa homogeneidade nos resultados e a média geral significativamente menor do que a primeira pergunta.
________________________________________________________________
A terceira pergunta buscava mensurar o conhecimento da população sobre a possibilidade de tratamento e cura da doença, levando em consideração os séculos de desinformação e preconceitos a respeito do tema. Obtivemos os seguintes resultados:
C - NA SUA OPINIÃO, CONFORME O QUE VOCÊ SABE ATUALMENTE, A HANSENÍASE PODE SER TRATADA? TEM CURA?
É possível perceber que 59% das pessoas afirmam conhecer a possibilidade de tratar e curar a doença.
Mais uma vez, a observação dos resultados de cada uma das UBSs apresenta informações interessantes, ao demonstrar que especialmente na Unidade do Castelhano o conhecimento a respeito da possibilidade de tratamento e cura da doença é quase nulo, diferentemente das outras unidades pesquisadas.
________________________________________________________________
Finalmente, a última indagação versava a respeito do objetivo final deste trabalho, que é o conhecimento a respeito da existência de direitos específicos, garantidos por lei, que precisam ter sua existência reconhecida pelas pessoas para que possuam efetividade.
D - VOCÊ SABIA QUE EXISTE A GARANTIA DE DIREITOS ESPECÍFICOS AOS PORTADORES DE HANSENÍASE?
Como inicialmente suposto, a resposta a essa pergunta foi a que obteve o menor percentual de respostas afirmativas. Isso pode demonstrar que o conhecimento a respeito da existência de direitos é algo que ainda necessita de ampla divulgação para que seja assimilado pela população.
Adicionalmente, podemos perceber que, mesmo com a média geral de respostas afirmativas sendo sempre abaixo dos 50%, novamente a UBS Castelhano apresenta conhecimento nulo a respeito da existência desses direitos.
________________________________________________________________
Obtidos os dados iniciais de nosso projeto de pesquisa, passaremos agora à aplicação dos instrumentos destinados a alterar essa percepção por parte das pessoas. Os cartazes, vídeos e esse próprio site serão disponibilizados à população, sem interação específica, apenas sua divulgação nas unidades de saúde.
Pretendemos medir a capacidade que estes meios de divulgação possuem na modulação dos resultados que obtivemos, fazendo uma nova pesquisa de campo e um comparativo de resultados "antes e depois" da aplicação dos meios de divulgação.